O ex-prefeito e vereador de Palmas Carlos Enrique Franco Amastha entregou à Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) um novo pedido de impeachment contra o governador Wanderlei Barbosa. Esta é a segunda solicitação apresentada por ele. O documento reúne informações tornadas públicas após o primeiro protocolo e organiza, em tópicos, os fatos, a forma de atuação e os elementos de prova.

Amastha afirmou que o pedido atende aos requisitos formais da Lei nº 1.079/1950, que disciplina processos de impeachment, incluindo reconhecimento de firma e outros pontos exigidos pela legislação.

O primeiro pedido de impeachment, apresentado anteriormente por Amastha, permanece na Presidência da Aleto sem despacho até o momento.

“Na semana passada protocolei ofício pedindo informações sobre a movimentação do primeiro pedido e até agora não houve retorno. O Parlamento deve satisfações claras à sociedade. Prazos, decisões e fundamentos precisam ser públicos e tempestivos”, declarou Amastha. Segundo ele, o novo protocolo visa garantir que a análise ocorra no mérito.