O pedagogo Robson Vila Nova Lopes foi nomeado nesta sexta-feira, 18, como novo secretário de Educação de Palmas. A nomeação, publicada no Diário Oficial do Município, marca o retorno de um nome experiente à condução de políticas públicas voltadas à educação, agora sob o comando do prefeito Eduardo Siqueira Campos.

Com pós-doutorado, doutorado e mestrado em Educação, Robson Vila Nova é servidor efetivo de Palmas e tem atuação consolidada na área de políticas educacionais. Ele já ocupou cargos de destaque nas gestões estaduais e municipais anteriores, como a presidência da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) durante a administração de Cinthia Ribeiro (PSDB), além de ter sido secretário-executivo e subsecretário da Educação na gestão de Mauro Carlesse (Agir) à frente do governo do Tocantins.

Na esfera estadual, também presidiu o Conselho Estadual de Educação (CEE-TO), entre 2019 e 2021, tendo sido relator de processos importantes como a transformação da UnirG em universidade e a criação dos cursos de Medicina na Unitins de Augustinópolis e na UnirG de Paraíso. Em 2022, foi indicado para o Conselho Nacional de Educação, tornando-se o primeiro tocantinense a ocupar o posto.

Robson também tem histórico de atuação na educação básica, tendo sido secretário de Educação do município de Miracema do Tocantins entre 2013 e 2016, além de ter lecionado como professor efetivo da rede municipal de Palmas entre 2010 e 2011. Ele ainda passou pelo Instituto Vinte de Maio em 2024, voltado à capacitação de servidores públicos.

Ao anunciar o novo titular da pasta, o prefeito Eduardo Siqueira Campos afirmou que a escolha reforça o compromisso da gestão com o diálogo e com a valorização da escola pública. Segundo ele, a nomeação sinaliza uma condução voltada à gestão democrática, à qualidade do ensino e à garantia do direito à educação.