O dia de inaugurações marcado para segunda-feira, 22, em Araguaína terá no senador Eduardo Gomes (PL) não apenas o protagonista das entregas de obras, mas principalmente o articulador de uma nova rodada de movimentos políticos mirando 2026.

Antes mesmo das solenidades oficiais, o parlamentar deve reunir-se no domingo, 21, à noite com prefeitos da região em um jantar reservado. A expectativa é de que Gomes passe orientações estratégicas à sua base, especialmente no momento em que o afastamento do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) do cargo fragilizou a pré-candidatura do presidente da Assembleia, Amélio Cayres (Republicanos), até então apontado como nome do Palácio Araguaia.

Gomes, que tem apostado no projeto da senadora Professora Dorinha (UB) para disputar o governo, ganha espaço como fiador político capaz de herdar parte do espólio deixado pelo recuo de Cayres.

Na segunda-feira, o senador cumprirá agenda ao lado do prefeito Wagner Rodrigues (UB), com entregas como o Centro Olímpico de Canoagem e uma quadra esportiva na UNFT. Também visitará o Hospital Dom Orione e receberá na Câmara de Araguaína a Medalha de Honra ao Mérito Tocantinense. A agenda também terá visita em obras que estão em andamento e será fechada com a inauguração do novo Mercado Municipal da cidade.

Nos bastidores, entretanto, o que também se projeta nessa extensa agenda é a tentativa de viabilizar um caminho unificado para a sucessão estadual, com Eduardo Gomes na condição de articulador central desse processo.