Durante o evento da missa campal do Senhor do Bonfim, em Natividade, nesta sexta-feira, 15, o deputado federal Carlos Gaguim (União Brasil) comentou sua pré-candidatura ao Senado e o cenário de definição de chapa que envolve a federação entre União e PP, e o colega de parlamento Vicentinho Júnior (PP). Para Gaguim, a principal pesquisa deve refletir o trabalho que ele vem prestando ao Tocantins ao longo de quase 40 anos.

“A pesquisa é um trabalho que eu tenho de quase 40 anos com no estado. Não tem uma cidade no Tocantins que não tem a obra do Gaguinho. Já ocupei praticamente todos os cargos. Então eu estou preparado para ajudar mais ainda o Tocantins e a nossa senadora Professora Dorinha como governadora. Eles estão preparados também. Eu quero que ele saia candidato também. Quanto mais candidatos, melhor. Quem tiver mais serviços para o estado e a confiança do povo vai ser ele [o candidato]”, afirmou.

O discurso de Gaguim dialoga, em partes, com o posicionamento de Vicentinho Júnior, que já disse que recuaria se não estivesse à frente nas pesquisas, mas espera reciprocidade do futuro colega da federação União Progressista. A expectativa entre os partidos é que a federação indique apenas um candidato ao Senado, enquanto busca alianças em outras siglas para compor uma chapa competitiva na disputa de 2026.

Diferente da entrevista ao Jornal Opção Tocantins durante o Bonfim, Gaguim já havia afirmado em outra ocasião que não abriria mão da candidatura ao Senado Federal, ressaltando que cumpriu compromissos com seus colégios eleitorais. Ele acrescentou que, se necessário, deixaria sua atual legenda para concorrer por outra que viabilizasse a candidatura.