O deputado estadual Eduardo Mantoan (PSDB) confirmou, nesta quinta-feira, 30, que pretende disputar a reeleição em 2026. A declaração foi dada ao Jornal Opção Tocantins durante o evento Acredita no Primeiro Passo – Acredita Tocantins”, realizado no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas. O programa tem como foco a qualificação profissional, o incentivo ao empreendedorismo e a inclusão produtiva no estado.

Representando a Assembleia Legislativa no evento, Mantoan afirmou que integra a base do governador interino Laurez Moreira (PSD), relação que já vinha sendo sinalizada, e confirmou ter sido procurado para assumir uma secretaria estadual. No entanto, disse que, por enquanto, permanece na Aleto, pois “ainda há muita coisa para acontecer” na Casa.

A declaração ocorre em um momento em que ganham força, nos bastidores, conversas sobre um possível processo de impeachment do governador afastado Wanderlei Barbosa (Republicanos). A hesitação de Mantoan em aceitar o convite para integrar o primeiro escalão pode estar relacionada a esse cenário político incerto.

O parlamentar também comentou sobre a possível candidatura da esposa, a ex-prefeita de Palmas e presidente estadual do PSDB, Cinthia Ribeiro, nas eleições de 2026. Segundo ele, ainda não há definição sobre uma eventual disputa nem sobre qual cargo ela poderia concorrer.