Ministro Renan Filho projeta Irajá como aliado forte de Lula no Senado

17 agosto 2025 às 08h54

COMPARTILHAR
O ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), deixou clara sua avaliação sobre o senador Irajá Abreu (PSD) durante a 7ª edição do Futebol Solidário, em Palmas, neste sábado, 16. Questionado sobre a disputa ao Senado em 2026, Renan afirmou que o colega é “muito comprometido com as questões do Tocantins” e, em sintonia com o presidente Lula (PT), será “um candidato muito forte” à reeleição. O posicionamento público do ministro, integrante de primeira linha do governo federal, projeta Irajá como nome viável para compor a base lulista no próximo pleito no Tocantins.
“Primeiro, eu acho que o Irajá é um senador muito comprometido com as questões do Tocantins e certamente será um excelente representante em sendo reconduzido ao Senado Federal. Eu sou companheiro dele lá no Senado, estou emprestado, requisitado pelo presidente Lula para o Ministério dos Transportes, mas conheço a dedicação do Irajá e tenho certeza que ele, conectado com o presidente Lula, vai ser um candidato muito forte, vai vencer e vai seguir ajudando o Tocantins”, disse com exclusividade ao Jornal Opção Tocantins.
No cenário estadual, a declaração de Renan Filho é interpretada como um sinal de confiança do Planalto em Irajá e na sua mãe, a ex-senadora Kátia Abreu, defensora e aliada do presidente Lula e da ex-presidente Dilma.. Mesmo filiado ao PSD, partido que adota postura pragmática no Congresso, o senador aparece agora como possível aposta de Lula para consolidar representação no Tocantins.