O deputado federal Vicentinho Júnior intensificou a aproximação com o PSDB e negocia sua saída do Progressistas. Nos bastidores, o parlamentar conversou com políticos locais que, caso não seja ele, o ex-senador Vicentinho Alves, seu pai, possa assumir o comando estadual da legenda no Tocantins, após a filiação seja formalizada.

A movimentação ainda depende da confirmação da mudança partidária e de aval da executiva nacional do PSDB. Até o momento, não há anúncio oficial sobre alteração na direção estadual da sigla.

Atualmente, o PSDB no Tocantins está sob influência do grupo da ex-prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro. A permanência desse grupo é tratada como indefinida diante das negociações em curso e da reconfiguração interna do partido.

Nos últimos dias, Cinthia Ribeiro relatou nas redes sociais pressões políticas e episódios que classificou como violência política de gênero, em meio às disputas internas. A direção nacional do PSDB não se manifestou sobre o conteúdo das declarações.

A aproximação de Vicentinho Júnior com o PSDB e a articulação envolvendo Vicentinho Alves fazem parte de conversas políticas ainda em andamento, sem definição formal, voltadas à organização partidária para o próximo ciclo eleitoral