O projeto “Mapeamento e Catalogação dos Artesãos Ceramistas do Tocantins” busca pesquisar e coletar dados sobre a prática no Estado foi começado. Nas primeiras etapas da iniciativa, a equipe técnica selecionada irá percorrer diversas regiões do estado com maior concentração de ceramistas, registrando o cotidiano e criação das obras.

A iniciativa foi contemplada pelo Edital Arquivos e Acervos 2024 da Secretaria de Cultura do Estado e tem como objetivo identificar, registrar e valorizar o trabalho de mestres artesãos da cerâmica tocantinense, promovendo a preservação de suas histórias, técnicas e saberes tradicionais.

Durante as visitas de campo, serão realizadas entrevistas com os artesãos, coleta de dados sobre os processos de produção e captura de registros visuais que documentam o cotidiano e o ambiente de criação de peças únicas.

Para Daniella Aires, produtora cultural e proponente do projeto, “A aprovação deste projeto é fundamental para a preservação da cerâmica do Tocantins, uma manifestação cultural que, além de artística, carrega aspectos identitários profundos das comunidades envolvidas. Nosso trabalho é ouvir, registrar e valorizar essas vozes que moldam, com as mãos e com alma, parte importante do patrimônio cultural do estado”.