Alerta de golpe: TRE-TO recebe denúncias de fraudes na emissão de documentos eleitorais

13 maio 2025 às 10h15

COMPARTILHAR
O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) tem recebido denúncias de golpes envolvendo cobranças por serviços eleitorais que, na verdade, são gratuitos. Os golpistas estão usando sites falsos e cobranças via QR Code para enganar eleitores que tentam regularizar pendências ou emitir certidões.
Um dos casos foi registrado na Ouvidoria Regional Eleitoral do Tocantins. Uma moradora relatou que, ao buscar uma certidão de quitação eleitoral para o filho, foi direcionada a um site chamado “Sua Certidão Negativa”, onde era cobrada a taxa de R$ 39,71. O documento, no entanto, é emitido gratuitamente pela Justiça Eleitoral em canais oficiais.
De acordo com o TRE-TO, criminosos utilizam sites fraudulentos para se passar por serviços oficiais. Para evitar golpes, o órgão reforça que os canais corretos para atendimento são o Título Net, disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e o número 0800 6486 800, que funciona como Central de Atendimento Virtual e também como WhatsApp.
Serviços gratuitos
O tribunal lembra que serviços como emissão do primeiro título, segunda via e certidões eleitorais não têm custo para o cidadão. Já as multas eleitorais, cobradas de quem não votou nem justificou a ausência, ou de mesários que faltaram sem justificativa, seguem regras da Justiça Eleitoral. Neste ano, o valor é de R$ 3,51 por turno de ausência, conforme a Resolução nº 23.659/2021 do TSE.
Onde denunciar
Quem identificar possíveis fraudes ou tiver dúvidas pode entrar em contato com a Ouvidoria do TRE-TO pelos telefones (63) 3229-9600 ou 0800 6486 800. Também é possível fazer a denúncia pelo formulário eletrônico sei.tre-to.jus.br/ouvidoria ou pelo e-mail [email protected]. O atendimento presencial ocorre na sede do tribunal, das 13h às 19h.