Alexandre Guimarães entra na polêmica entre prefeito de Xambioá e Gaguim e critica uso político de recursos públicos
17 novembro 2025 às 17h43

COMPARTILHAR
Um novo capítulo foi adicionado à sequência de atritos políticos envolvendo prefeito e parlamentares no estado. Desta vez, o deputado federal Alexandre Guimarães (MDB), se manifestou sobre a recente polêmica entre o prefeito de Xambioá, Mayck Câmara (Republicanos), e o deputado Carlos Gaguim (União Brasil), que ocorreu durante o aniversário da cidade, na última sexta-feira, 14.
Em vídeo publicado nas redes sociais, Alexandre Guimarães criticou a prática de supostos repasses de recursos condicionados ao apoio político de gestores municipais. “Quando nós, com senso de responsabilidade, aportamos um recurso, não é para o prefeito, não, é para a sociedade que mora naquela comunidade, para os beneficiários que ali estão. São a nossa gente que precisa de políticas públicas, não um gestor na pessoa física dele”, afirmou.
O parlamentar destacou que, em seu mandato, sempre buscou destinar recursos independentemente de alinhamentos políticos, citando exemplos de investimentos em Xambioá. Entre eles estão R$ 500 mil para custeio da saúde, R$ 500 mil para a reforma do ginásio municipal e a recuperação de 50 unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida, que receberão ordem de serviço do presidente Lula e do ministro das Cidades nesta segunda-feira, 18.
“Eu quero garantir que a sociedade de Xambioá não vai sofrer com conveniências ou inconveniências políticas. Eu vou aportar o recurso necessário que foi retirado da máquina agrícola. Essa é a diferença da velha política para a nova política. É assim que o Tocantins tem que andar: com renovação. Bora produzir”, concluiu.
Tanto Gaguim como Alexandre Guimarês já reafirmaram suas pretensões políticas para as eleições de 2026, ambos pretendem sair para disputar o Senado.
Entenda
O conflito começou durante o aniversário de Xambioá, quando o prefeito Mayck Câmara acusou o deputado Carlos Gaguim de ter retirado do município recursos destinados à cidade, como a aquisição de um trator. O prefeito afirmou que a decisão teria sido motivada por uma suposta insatisfação de Gaguim com o apoio político local.
Em resposta, o deputado negou ter retirado qualquer investimento, classificou a declaração do prefeito como ingratidão e destacou que já destinou verbas para pavimentação, casas e obras na cidade, reafirmando seu compromisso com o município.
Leia mais:
