O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), Amélio Cayres (Republicanos), abriu nesta terça-feira, 3, os trabalhos do ano legislativo de 2026, marcado pelo calendário eleitoral. Antes da sessão solene, ele afirmou em entrevista que se trata de um ano atípico e disse esperar que o ambiente político não interfira na tramitação e votação das matérias ao longo do período.

Cotado nos bastidores para disputar o governo do estado, o Amélio evitou tratar de uma eventual candidatura. Não confirmou nem descartou a possibilidade e não entrou em detalhes sobre formação de chapa ou definição partidária, apesar das articulações em curso nos bastidores políticos.

Na fala, ele citou colegas do Parlamento que devem entrar na disputa eleitoral em diferentes frentes. Já é sabido no meio político Janad Valcari (PL) e Jair Farias (União Brasil) como pré-candidatos à Câmara dos Deputados. Também circula a informação que o deputado Eduardo Fortes (PSD) deve compor uma chapa majoritária, na condição de vice, ao lado da senadora Dorinha Seabra (União Brasil).

O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) não marcou presença no retorno das atividades dos parlamentares.

A expectativa, segundo o presidente, é que o ano legislativo avance com foco institucional, mesmo com a presença de parlamentares envolvidos diretamente no processo eleitoral de 2026.