Equipes da Prefeitura de Palmas realizam, na manhã desta sexta-feira, 30, vistorias e ações de limpeza nos pontos mais afetados por alagamentos registrados na Capital. A medida ocorre após o volume elevado de chuva concentrado em curto período e tem como objetivo prevenir novos transtornos e garantir o funcionamento do sistema de drenagem urbana.

Servidores da Secretaria Municipal da Infraestrutura e Habitação atuam no reforço da limpeza das bocas de lobo, com a retirada de folhas, resíduos e lixo descartado de forma irregular, que podem obstruir a passagem da água e comprometer o escoamento das águas pluviais.

As ações preventivas foram intensificadas após a Defesa Civil do Estado do Tocantins emitir, pela primeira vez, um alerta coletivo diretamente para os celulares dos moradores de Palmas. A mensagem informou sobre risco de correnteza e possível interdição de vias, diante dos pontos de alagamento registrados em avenidas da cidade, como a LO-11 e trechos das avenidas José Wilson Siqueira Campos e JK.

De acordo com dados oficiais, o acumulado de chuva chegou a 71,2 milímetros em aproximadamente quatro horas, volume que contribuiu para o surgimento de alagamentos em áreas com maior concentração de fluxo de veículos.

O superintendente da Defesa Civil de Palmas, Pedro Senna, afirmou que a utilização do sistema de alerta faz parte de um conjunto de medidas voltadas à redução de riscos e à proteção da população, especialmente em situações de instabilidade climática.

A Defesa Civil reforça a orientação para que a população evite enfrentar correntezas, não transite por áreas alagadas, desligue aparelhos elétricos em caso de infiltração de água em residências, acompanhe os canais oficiais para novas atualizações e busque abrigo seguro sempre que necessário.