Arquibancada desaba durante quadrilha e deixa feridos no São João do Cerrado, em Araguaína; veja vídeo

27 junho 2025 às 08h17

COMPARTILHAR
Durante a primeira noite do festival São João do Cerrado, em Araguaína, parte de uma arquibancada cedeu e deixou pelo menos 11 pessoas feridas. O acidente ocorreu por volta das 23h desta quinta-feira, 26, durante a apresentação de uma quadrilha junina no Parque Cimba, onde o evento está sendo realizado.
Veja o vídeo abaixo.
Entre os feridos, há casos de suspeita de fratura na coluna, joelho e pescoço. Três pessoas foram levadas para o Hospital Regional de Araguaína e outras seis foram atendidas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com lesões leves, segundo o Corpo de Bombeiros. Todas as vítimas estavam na estrutura que desabou de aproximadamente seis metros de altura.

Após o acidente, equipes de resgate do Samu, Bombeiros, Polícia Militar e Guarda Municipal atuaram no socorro às vítimas e evacuação da área. A Polícia Científica isolou o local e realizou perícia para identificar as causas do colapso.
A Prefeitura de Araguaína informou que a estrutura das arquibancadas havia sido vistoriada e aprovada pelo Corpo de Bombeiros ainda no mesmo dia da queda, e que a lotação estava dentro dos limites permitidos. A gestão municipal aponta, no entanto, que aglomerações localizadas e pessoas pulando sobre a estrutura podem ter comprometido a segurança do equipamento.
Segundo nota oficial, todas as estruturas do evento passarão por perícia detalhada e, com base nos laudos, será definida a continuidade da programação. A administração municipal reforçou que as medidas de segurança serão ampliadas.
Confira a nota da gestão na íntegra:
A Prefeitura de Araguaína lamenta o incidente ocorrido na noite desta quinta-feira, 26, durante o primeiro dia do festival São João do Cerrado 2025, quando parte da arquibancada onde estava o público, cedeu.
Todas as 9 pessoas envolvidas no incidente foram prontamente socorridas pelas equipes de Bombeiros Civis e Corpo de Bombeiros Militar, com evacuação do restante do público pela Guarda Municipal e Polícia Militar para garantir a segurança do público.
De acordo com o relatório preliminar dos Bombeiros Civis, 6 pessoas tiveram escoriações leves e foram liberadas, outras 3 pessoas foram encaminhadas para o hospital.
A Prefeitura de Araguaína informa que as arquibancadas foram vistoriadas e aprovadas pelo Corpo de Bombeiros Militar ainda nesta quinta-feira, 26, e que a quantidade de pessoas nas arquibancadas estava dentro do limite permitido. No entanto, o Município ressalta que aglomerações em pontos das arquibancadas e a prática de pular sobre a estrutura pode danificar e colocar em risco a integridade do equipamento. A Prefeitura continuará acompanhando a situação das vítimas e apurar o ocorrido.
Para garantir a segurança do público, todas as estruturas passarão por perícia completa dos órgãos responsáveis e, a partir do laudo que for emitido, a Prefeitura tomará uma decisão sobre a estrutura.
As equipes de segurança também serão reforçadas para garantir o uso das estruturas de forma correta e segura durante o evento.
A Prefeitura reafirma seu compromisso com a segurança e o bem-estar dos participantes e está trabalhando para que as festividades sigam com tranquilidade e alegria.