Nesta sexta-feira, 5, a Federação Internacional de Futebol (Fifa) realizou o sorteio para a Copa do Mundo de futebol masculino de 2026. O evento foi em Washington e decidiu a posição da Seleção Brasileira no Grupo C, junto com Marrocos, Haiti e Escócia; consolidando os primeiros confrontos na competição.

A estreia da Seleção será contra Marrocos no dia 13 de junho, que cai em um sábado. O duelo contra o Haiti será no dia 19 (sexta-feira), e o confronto com a Escócia, no dia 24 (quarta-feira). Os jogos serão realizados em cidades do Leste dos Estados Unidos: as possibilidades são Atlanta, Boston, Miami, Nova York/Nova Jersey e Filadélfia. A tabela completa será divulgada neste sábado, 6.

A abertura da Copa terá o duelo entre México e África do Sul, no dia 11 de junho, no Estádio Azteca, na Cidade do México, repetindo o confronto inicial da Copa de 2010. A final será no dia 19 de julho, no Estádio MetLife, em New Jersey, cidade vizinha a Nova York.

Confira todos os grupos:

  • Grupo A: México, África do Sul, Coreia do Sul e Repescagem Europa D (República Tcheca, Irlanda, Dinamarca ou Macedônia do Norte);
  • Grupo B: Canadá, Repescagem Europa A (Itália, Irlanda do Norte, País de Gales ou Bósnia) Catar e Suíça;
  • Grupo C: Brasil, Marrocos, Haiti e Escócia;
  • Grupo D: Estados Unidos, Paraguai, Austrália e Repescagem Europa C (Turquia, Romênia, Eslováquia ou Kosovo);
  • Grupo E: Alemanha, Curaçao, Costa do Marfim e Equador;
  • Grupo F: Holanda, Japão, Repescagem Europa B (Ucrânia, Suécia, Polônia ou Albânia) e Tunísia;
  • Grupo G: Bélgica, Egito, Irã e Nova Zelândia;
  • Grupo H: Espanha, Cabo Verde, Arábia Saudita e Uruguai;
  • Grupo I: França, Senegal, Repescagem Intercontinental 2 (Bolívia, Suriname ou Iraque) e Noruega;
  • Grupo J: Argentina, Argélia, Áustria e Jordânia;
  • Grupo K: Portugal, Repescagem Intercontinental 1(RD Congo, Jamaica ou Nova Caledônia) Uzbequistão e Colômbia;
  • Grupo L: Inglaterra, Croácia, Gana e Panamá.

Se o Brasil avançar na primeira colocação de seu grupo, enfrentará o segundo colocado do Grupo F, que tem Holanda, Japão, Tunísia e mais uma equipe a ser definida, vinda da repescagem europeia (Ucrânia, Suécia, Polônia ou Albânia).

O sorteio desta sexta-feira foi realizado ainda sem a definição de todos os participantes. Ao todo, 42 seleções já têm vagas garantidas. As outras seis serão definidas em março, em duas repescagens: são 16 times disputando quatro vagas na Europa; e outras seis equipes de diferentes continentes duelando por duas vagas.

Para revelar a tabela completa, a Fifa fará uma transmissão ao vivo neste sábado, 6, que contará com a participação de ex-jogadores e especialistas, que analisarão os confrontos. O evento será realizado às 14h.

A definição dos horários e locais de cada jogo deve levar em conta os fusos horários dos países envolvidos nas partidas. A intenção, de acordo com a Fifa, é oferecer aos torcedores de cada seleção “as melhores condições possíveis para todas as equipes e fãs e, sempre que possível, permitir que torcedores de todo o mundo assistam a suas equipes ao vivo em diferentes fusos horários”.

Método de sorteio

Os 48 participantes foram divididos em quatro potes com 12 seleções cada. No primeiro, ficaram os três países-sede, que já conheciam seus grupos: o México foi cabeça de chave do Grupo A; o Canadá, do Grupo B; e os Estados Unidos, do D. O pote ficou completo com a inclusão das nove equipes que estão em melhor posição no ranking da Fifa. O ranking também foi o critério para a definição dos potes 2, 3 e 4.

  • Pote 1: Canadá, México, Estados Unidos, Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Brasil, Portugal, Holanda, Bélgica e Alemanha;
  • Pote 2: Croácia, Marrocos, Colômbia, Uruguai, Suíça, Japão, Senegal, Irã, Coreia do Sul, Equador, Áustria e Austrália;
  • Pote 3: Noruega, Panamá, Egito, Argélia, Escócia, Paraguai, Tunísia, Costa do Marfim, Uzbequistão, Catar, Arábia Saudita e África do Sul
  • Pote 4: Jordânia, Cabo Verde, Gana, Curaçao, Haiti, Nova Zelândia, Repescagem Europa A, Repescagem Europa B, Repescagem Europa C, Repescagem Europa D, Repescagem Intercontinental 1, Repescagem Intercontinental 2.

Havia apenas uma restrição para o sorteio: cada grupo só poderia ter apenas uma seleção de cada confederação, com exceção da Uefa. Houve, ainda, um limite de duas seleções da Europa por grupo. A Fifa definiu que os quatro times de maior ranking deveriam ficar em chaves opostas no sorteio, de forma alternada: o melhor time foi para o lado A, e o segundo, para o lado B; o terceiro, para o A; e o quarto, para o B. Estes são respectivamente: Espanha, Argentina, França e Inglaterra.

Confira a programação especulada:

Abertura – 11 de junho de 2026, no Estádio Azteca (Cidade do México);


Última rodada da fase de grupos – 27 de junho de 2026;


Segunda fase – de 28 de junho a 3 de julho de 2026;


Oitavas de final – de 4 a 7 de julho de 2026;


Quartas de final – de 9 a 11 de julho;


Semifinais – 14 e 15 de julho;


Disputa do terceiro lugar – 18 de julho, no Estádio Hard Rock (Miami);


Final – 19 de julho de 2026, no Estádio MetLife (New Jersey/Nova York).