O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa nesta quinta-feira, 8, de uma cerimônia em referência aos atos antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro de 2023, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas em Brasília. O evento será realizado no Salão Nobre do Palácio do Planalto, com atividades também na área externa do prédio, e contará com a presença de parlamentares do Congresso Nacional e representantes da sociedade civil.

Promovida anualmente pelo governo federal, a iniciativa busca reforçar os valores democráticos após o episódio, que resultou na prisão de cerca de 1,4 mil pessoas.

Além da cerimônia no Planalto, o Supremo Tribunal Federal (STF) realiza programação especial aberta ao público para lembrar os ataques e celebrar a restauração e reabertura de sua sede. As atividades começam às 14h30, com a abertura da exposição “8 de janeiro: mãos da reconstrução”, no átrio do Espaço do Servidor. Às 15h, será exibido o documentário “Democracia Inabalada: mãos da reconstrução”. Jornalistas que cobriram os ataques participam de uma roda de conversa para relatar o que presenciaram, e às 17h está prevista a mesa-redonda “Um dia para não esquecer”, no Salão Nobre do STF.

Movimentos sociais, partidos de esquerda e entidades ligadas ao PT também organizam atos em defesa da democracia. Em Brasília, a concentração está marcada para as 8h, em frente ao Palácio do Planalto.

No Congresso Nacional, não há previsão de cerimônias ou eventos oficiais relacionados aos ataques, tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado Federal.