Câmeras de segurança registraram o momento em que detentos são baleados em frente à Unidade Penal Regional de Paraíso do Tocantins na noite de quarta-feira, 18. O vídeo mostra o atirador chegando de motocicleta e disparando contra os prisioneiros que estavam cumprindo pena de regime semiaberto.

Conforme o vídeo, o ataque aconteceu quando cinco detentos retornaram à prisão e foram surpreendidos por disparos no início da noite.

Duas vítimas morreram e mais três estão internadas. As vítimas fatais foram identificadas pelo Instituto de Medicina Legal (IML) como Wallas Breynner Rocha Ramos, de 35 anos, e Francisco Emílio Lima da Costa, de 43 anos. 

Após a repercussão do caso, o Sindicato dos Policiais Penais do Tocantins (Sindippen-TO) divulgou nota lamentando o episódio e voltou a cobrar estrutura adequada para o cumprimento do regime semiaberto. A entidade destacou que o modelo atual, que utiliza unidades improvisadas, expõe presos, policiais e a comunidade a riscos.

As investigações sobre a autoria e a motivação do ataque seguem em andamento.

Veja o vídeo capturado pela câmera de segurança abaixo:

Gabes Guizilin cumpre estágio obrigatório por meio do convênio firmado entre o Jornal Opção e a Universidade Federal do Tocantins (UFT), sob supervisão de Elâine Jardim.

Leia mais:

Dois detentos morrem e outros ficam feridos durante ataque a tiros em frente à unidade prisional de Paraíso