Cinco cidades do Tocantins recebem unidades odontológicas móveis do Brasil Sorridente

23 agosto 2025 às 09h25

COMPARTILHAR
O Tocantins foi contemplado com cinco Unidades Odontológicas Móveis (UOMs) para reforçar o atendimento em saúde bucal em regiões de difícil acesso. Os veículos foram entregues nesta quinta-feira, 21, durante cerimônia em Sorocaba (SP), pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
O investimento destinado ao estado é de R$ 1,9 milhão, dentro do Novo PAC Saúde. Os municípios beneficiados são Arraias, Campos Lindos, Goiatins, Paranã e São Sebastião do Tocantins.
As unidades fazem parte do programa Brasil Sorridente e representam a retomada, após dez anos, da estratégia de levar atendimento odontológico a áreas rurais, comunidades indígenas, quilombolas, assentamentos e populações em situação de vulnerabilidade.
“O SUS tem esse compromisso: estar ao lado dos brasileiros e brasileiras em cada canto do país. As unidades móveis vão chegar onde o povo mais precisa”, afirmou o ministro Alexandre Padilha.
Como funcionam as unidades
Cada UOM é equipada com cadeira odontológica completa, aparelho de raio-x, ar-condicionado, gerador de energia, fotopolimerizador e instrumentos necessários para procedimentos básicos e especializados, como tratamento de canal e próteses dentárias.
As equipes de saúde bucal que atuam nessas unidades podem encaminhar os pacientes para continuidade do cuidado nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) quando necessário.
Expansão no país
No total, o governo federal entregou 400 UOMs a municípios de todos os estados, com investimento de R$ 152 milhões. Até 2026, outras 400 unidades devem ser distribuídas, somando 800 veículos em todo o Brasil.
Na região Norte, foram destinadas 95 unidades, contemplando os sete estados.