O tocantinense Davi Honório tem apenas 11 anos, mas já carrega no currículo conquistas que muitos pilotos veteranos levariam anos para alcançar. Tricampeão estadual, vice-campeão da Copa Brasil e terceiro colocado no Campeonato Brasileiro de Kart, ele está em Aracaju (SE) para disputar a 26ª edição da Copa Brasil, na categoria OKN Júnior.

Com incentivo do pai, Diogo Honório, que já foi piloto de kart, a trajetória de Davi começou cedo, aos cinco anos, em treinos no kartódromo de Palmas. Desde então, o que era lazer virou projeto de vida – e também de família. Os pais são empresários e acompanham de perto cada passo do filho, dividindo o tempo entre Palmas e São Paulo, considerada a principal “escola” de kart do país. “A cada mês, passamos 20 dias em Palmas e 10 dias em São Paulo com ele. Com organização, conseguimos tocar nossa empresa e a carreira dele ao mesmo tempo”, conta Joana Honório, mãe de Davi.

Davi com o pai, Diogo Honório | Foto: Eni Alves

A rotina de Davi é intensa. Ele treina preparação física em Palmas com personal trainer e faz musculação duas vezes por semana, além de treinos específicos de fortalecimento da cervical para suportar a força gravitacional das curvas (força G). O Davi já consegue alcançar 123 km/h, velocidade considerada alta. O menino ainda tem acompanhamento psicológico com uma profissional que também atende a seleção olímpica brasileira.

Apesar do alto rendimento, a família prioriza a infância. “Ele é uma criança. Mesmo dentro do kartismo, tem o futebol, o pingue-pongue entre os treinos com os colegas do kart, e nós fazemos questão de preservar esse lado lúdico”, diz a mãe. Em casa, Joana organiza colônias de férias para Davi e seus amigos. “A gente sempre celebra o brincar, é um valor que vem da nossa criação com os filhos.”

Os estudos também entram nessa equação exigente. Davi tem o apoio da escola para ausências nas viagens, faz aulas online com professora particular e cumpre atividades escolares até mesmo nos hotéis em que se hospeda.

A dedicação intensa deu resultados concretos. Treinado pela equipe Russo Racing, entre os principais títulos de Davi estão três campeonatos tocantinenses (2020, 2022 e 2023), o título paranaense de 2024 e vitórias em provas tradicionais como o V11 Aldeia Cup, em São Paulo.

Em 2023, Davi foi vice-campeão da Copa Brasil na Mini 2T, venceu o Open do Campeonato Brasileiro – espécie de prévia da principal disputa nacional – e subiu ao pódio do Brasileiro, mesmo após perder a liderança nas três voltas finais. “Ele estava muito emocionado e acabou cometendo um erro. Mas ficou em terceiro lugar e muito orgulhoso da conquista”, lembra Joana.

Em 2024, ele foi campeão do Open do Brasileiro de Kart e terceiro colocado no Campeonato Brasileiro, ambos em Londrina (PR). Também foi vice-campeão da Copa Brasil em João Pessoa (PB), do Troféu Ayrton Senna, e da Regional Cup Internacional, onde se destacou como o mais jovem a conquistar a pole position. Em todas as provas, Davi largou na frente ou figurou entre os primeiros, mostrando consistência e preparo técnico mesmo diante de adversários mais velhos.

Davi nas pistas | Davi Honório | Foto: Eni Alves
Davi, os pais e parte da equipe do Russo Racing | Foto: Eni Alves

Com patrocínio do Grupo Promo e Rodopetro, e correndo pela equipe GM Racing, o jovem piloto agora representa o Tocantins na Copa Brasil em Aracaju, buscando repetir ou superar seus feitos. A tomada de tempo acontece sexta-feira, 25, as baterias classificatórias no sábado, 26, e a final, com 20 voltas, acontece no domingo, 27, às 11h30. As corridas serão transmitidas ao vivo pelo canal da CBA Kart no YouTube.

Questionado sobre sonhos, Davi disse que o maior projeto dele é ser piloto de Fórmula 1. Após os treinos, já tem dito a mãe que não vê a hora de ir também para a Fórmula 4, categoria que ele só pode entrar aos 14 anos. “Só faltam dois anos e meio”, comentou com a mãe.

“Ele leva tudo isso com muita seriedade, mas ainda com brilho nos olhos. Sonha alto, mas sem deixar de ser criança”, resume a mãe.

Davi e a mãe Joana Honório | Foto: Eni Alves