Após a confirmação de seis casos de sarampo no Tocantins somente nesta semana, todos em pessoas não vacinadas, o Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins (Coren-TO) reforçou o alerta à população sobre a importância da vacinação como medida de prevenção.

O presidente do Coren-TO, Adeilson Reis, ressaltou a atuação da enfermagem no incentivo à imunização. “O sarampo é uma doença que já foi erradicada no Brasil em 2016, graças ao trabalho dos profissionais da saúde, especialmente enfermeiros e técnicos. Diante do aparecimento de novos casos, é necessário restabelecer o compromisso com a saúde individual e coletiva, e isso é feito com a conscientização das pessoas acerca da importância e eficácia das vacinas, que nos protegem.”

Segundo o Ministério da Saúde, o sarampo está entre as principais causas de mortalidade infantil no país. A infecção, de alta transmissibilidade, pode resultar em complicações como pneumonia, otite média/aguda e encefalite aguda, podendo ser fatal em alguns casos.

Vacinação

O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza duas vacinas contra o sarampo: a tríplice viral e a tetraviral, recomendadas para pessoas entre 12 meses e 59 anos. Adultos que ainda não foram imunizados devem procurar uma unidade de saúde para completar o esquema vacinal. Gestantes só podem se vacinar após o período gestacional.