Após a decisão do ministro Kassio Nunes Marques (STF) que devolveu o comando do Executivo ao governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), o agora vice-governador Laurez Moreira (PSD) divulgou um balanço dos 90 dias em que esteve à frente do Governo do Tocantins. No posicionamento, Laurez afirmou ter conduzido uma gestão “responsável, transparente e comprometida com entregas reais”. Cabe destacar que o Palácio ainda não foi notificado da decisão do STF até a tarde desta sexta-feira, 5.

Segundo ele, o período foi marcado pela retomada de obras, reorganização da saúde e avanços em políticas sociais e educacionais. “Nestes 90 dias, a prioridade foi colocar o Estado para frente. Fomos aos municípios, ouvimos a população, destravamos obras esperadas há anos e iniciamos projetos essenciais”, disse Laurez.

Durante sua passagem como governador interino, Laurez destacou a licitação do Hospital da Mulher e Maternidade de Araguatins, a duplicação da TO-222 e avanços no Jalapão, como a continuidade do aeródromo de São Félix e a inauguração da ponte sobre o Rio Vermelho. Obras em Palmas e Porto Nacional também foram citadas como entregas “que atendiam demandas antigas”.

Saúde reorganizada

A retomada das obras do Hospital Geral de Gurupi (HGG), orçado em R$ 103 milhões, é apontada por Laurez como uma das principais ações do período. Ele lembrou que transferiu temporariamente seu gabinete para a Secretaria da Saúde para acompanhar de perto a reestruturação do setor. “Reorganizamos estruturas e garantimos recursos com planejamento e transparência”, afirmou.

Educação, juventude e políticas sociais

Laurez também destacou a atualização do PCCR da Educação, aguardado há 10 anos, e o lançamento do programa Jovem Qualificado, com 3,5 mil vagas de estágio remunerado para jovens do CadÚnico. Para ele, as ações reforçam “um compromisso com o futuro do Tocantins”.

Transparência

O vice-governador comemorou o Selo Diamante no Programa Nacional de Transparência Pública, que colocou o Tocantins entre os destaques do país. Segundo ele, o resultado é reflexo de um modelo de gestão “ético e responsável”. “Quando assumimos, o Estado figurava entre as últimas posições do país. O povo merece uma gestão eficiente e transparente, e é isso que entregamos”, afirmou.

Retorno ao cargo de vice

Com o restabelecimento de Wanderlei Barbosa ao governo, Laurez volta para a vice-governadoria. No posicionamento, ele não comentou a decisão do STF, mas reforçou que deixa o Executivo com “entregas concretas e bases sólidas para o Tocantins avançar”.