Delegação de Palmas apresenta programa de resíduos durante a COP30, em Belém
10 novembro 2025 às 11h47

COMPARTILHAR
A Prefeitura de Palmas participa, nesta semana, da 30ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que teve início nesta segunda-feira, 10, em Belém (PA). A delegação da Capital, composta por representantes da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), integra a programação com quatro apresentações voltadas a soluções locais e sustentáveis para o enfrentamento da crise climática.
A primeira participação de Palmas ocorre nesta terça-feira, 11, no painel “Gestão de resíduos sólidos como estratégia climática: experiências locais e cooperação internacional”, que discutirá práticas inovadoras na área. O presidente da FMA, Isac Braz da Cunha, será o painelista responsável por apresentar o programa Renova Palmas, iniciativa voltada à gestão de resíduos e à ampliação da coleta seletiva na cidade. O programa conta com pontos de entrega voluntária (PEVs) distribuídos em diversos bairros e destina os materiais recicláveis a cooperativas e associações de catadores.
De acordo com a organização do evento, o painel tem como objetivo destacar experiências que conectam a gestão de resíduos à agenda climática global, reforçando seu papel no desenvolvimento sustentável e na redução de emissões de carbono.
Além de Isac Braz, integram a delegação palmense o geólogo e chefe da Divisão de Projetos e Captação de Recursos da FMA, Marcos Cardoso, e o biólogo e diretor de Gestão Ambiental, Marcelo Grison.
A programação da Prefeitura de Palmas na COP30 segue ao longo da semana. Na quinta-feira, 13,, o município participa do painel “Financiamento subnacional para clima”, e no sábado, 15, das discussões sobre “Mapeamento e conexão de ações concretas de desenvolvimento urbano sustentável” e “Clima e energia: soluções inovadoras para o contexto amazônico”.
