Deputado do MDB transita entre pautas de Lula e discurso bolsonarista

10 agosto 2025 às 11h16

COMPARTILHAR
Na última sexta-feira, 8, o deputado federal Alexandre Guimarães (MDB) comemorou nas redes sociais a seleção de dezenas de cidades do Tocantins para receber novas unidades do programa Minha Casa Minha Vida. O vídeo, no qual agradece ao Governo Federal e ao ministro das Cidades, Jader Filho, destacou que cada município contemplado terá 20 moradias.
A fala não passou despercebida e poucas horas depois, surgiram comentários questionando a postura do parlamentar, conhecido por se alinhar a pautas defendidas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mas que, nesse caso, celebrou um programa relançado e fortalecido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O deputado tratou de gravar um novo vídeo, no qual reforçou que suas decisões no Congresso seguem “o interesse da coletividade” e que reconhece o mérito de políticas públicas mesmo quando vêm de adversários políticos. “Tudo que for em prol da sociedade, naturalmente nós estaremos apoiando”, disse. O deputado fez questão de registrar que o reestabelecimento do programa ocorreu no atual governo federal e elogiou o trabalho do ministro Jader Filho.

Alexandre que recentemente criticou a decisão do Supremo Tribunal Federal de decretar a prisão domiciliar de Bolsonaro, classificando-a como baseada em “razões de manifestação de opinião”, vem transitando entre o discurso alinhado à direita e a apropriação de anúncios populares do governo federal.
Leia mais:
Nos bastidores, a avaliação é que o deputado tenta se manter como figura capaz de dialogar com diferentes campos, preservando apoio entre eleitores conservadores. Ao mesmo tempo, essa postura acaba alimentando questionamentos sobre a real consistência de suas posições, já que o deputado busca ‘surfar’ e capitalizar pautas positivas do governo Lula, mesmo mantendo alinhamento com discursos bolsonaristas.