Detentos mortos em Unidade Penal de Palmas são identificados
26 janeiro 2026 às 16h50

COMPARTILHAR
No início da tarde desta segunda-feira, 26, uma briga entre detentos da Unidade Penal de Palmas resultou na morte de dois presos. A Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP) informou ao Jornal Opção Tocantins que a 1ª Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP – Palmas) que já instaurou inquérito policial para investigar as circunstâncias que resultaram nas mortes de Francisco de Assis Nascimento da Silva, de 25 anos e Franciney Ferreira dos Santos Machado, também de 25 anos, mortos dentro da Unidade Penal de Palmas.
De acordo com a investigação, os dois homens considerados suspeitos pelos homicídios foram identificados e levados para a 1ª Central de Atendimento da Polícia Civil para serem ouvidos pela autoridade policial plantonista. Eles serão autuados em flagrante por duplo homicídio e devem retornar ao sistema prisional. A perícia esteve no local e realizou os trabalhos de praxe.
Os corpos das duas vítimas foram recolhidos pelo Núcleo de Medicina Legal de Palmas e levados para a sede do órgão, onde serão necropsiados e entregues aos familiares para velório e sepultamento. A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) confirmou ao Jornal Opção Tocantins que o incidente ocorreu durante o procedimento de movimentação interna para atendimentos jurídicos, após uma briga entre custodiados, na qual foram utilizados objetos perfurocortantes de fabricação artesanal (chunchos). As vítimas não resistiram aos ferimentos e morreram no local.
O caso será objeto de investigação da Polícia Civil e a Seciju visa instaurar um Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar as circunstâncias e responsabilidades do fato. A Gerência de Assistência Educacional e Saúde ao Preso e Egresso da Seciju já iniciou os trâmites necessários para prestar assistência aos familiares.
Conforme apuração, uma das vítimas, Francisco de Assis Nascimento da Silva, havia sido preso pela morte do triatleta Wanderson de Sousa Santos no setor Aureny III, região sul de Palmas, em 2023. Ele também possuía outras passagens pela polícia, como porte de arma ilegal, uso de drogas e ameaças.
