Disparos durante evento esportivo em Gurupi terminam com morte e feridos
02 fevereiro 2026 às 08h00

COMPARTILHAR
Cinco pessoas foram baleadas durante um tiroteio registrado no fim da tarde deste domingo, 1º, em Gurupi, no sul do Tocantins, após a final da 39ª edição da Copa do Craque – Taça Oswaldo Stival. Uma das vítimas, um jovem de 22 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP/TO), os disparos ocorreram durante a realização do evento esportivo, no Setor Nova Fronteira. Conforme as informações oficiais, um homem de 25 anos, teria chegado ao local armado e tentado efetuar disparos contra um adolescente de 15 anos. A arma, no entanto, falhou. Em seguida, o adolescente sacou uma arma de fogo e efetuou diversos disparos.
Os tiros atingiram Allyson Pinheiro de Sousa, de 22 anos, que foi baleado no peito, ele chegou a ser socorrido, mas morreu após dar entrada na unidade de saúde. Outras quatro pessoas, dois homens e duas mulheres, também foram atingidas. Um dos homens feridos foi transferido para o Hospital Geral de Palmas, devido à gravidade do estado de saúde.
A Polícia Militar informou que o caso aconteceu por volta das 18h, após o encerramento da competição, durante um momento de confraternização no local, onde havia carros de som. Vídeos que circularam nas redes sociais mostram o público deixando o espaço correndo após o início dos disparos.
Após diligências, policiais militares localizaram o possível autor em sua residência, onde apreenderam porções de maconha e cocaína. Ele foi preso em flagrante e encaminhado à 12ª Central de Atendimento da Polícia Civil, onde foi autuado por tráfico de drogas, homicídio consumado e quatro tentativas de homicídio. Posteriormente, o homem foi recolhido à Unidade Penal Regional de Gurupi, onde permanece à disposição da Justiça.
O adolescente de 15 anos também foi apreendido em flagrante, em posse de um revólver calibre .38. Ele foi conduzido à Central de Atendimento, ouvido e responderá por ato infracional análogo a homicídio consumado, quatro tentativas de homicídio e porte ilegal de arma de fogo. A Justiça irá decidir se ele será internado em uma unidade socioeducativa.
O evento esportivo contou com a presença de autoridades políticas, entre elas o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), a prefeita de Gurupi, Josi Nunes (União), além de outras autoridades políticas como o deputado estadual Gutierrez Torquato (PDT).
O caso será investigado pela 3ª Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Gurupi.
Em nota, a Prefeitura de Gurupi lamentou a morte do jovem Allyson Pinheiro de Sousa. A gestão destacou que o evento, realizado há 39 anos, nunca havia registrado ocorrência semelhante, repudiou a violência e afirmou que irá reforçar, junto às forças de segurança e organizadores, medidas para garantir mais segurança em eventos futuros.
