Dnit retira caminhão que caiu com o desabamento da ponte JK no Rio Tocantins
05 setembro 2025 às 15h42

COMPARTILHAR
Um dos caminhões que estava submerso no Rio Tocantins desde o desabamento da ponte Juscelino Kubitschek, em dezembro de 2024, foi retirado da água nesta quinta-feira, 4. A operação complexa contou com o apoio de mergulhadores, balões de flutuação e guinchos.
A ponte da BR-226 se localizava entre Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA), e envolveu carretas, caminhonetes e veículos de passeio. A tragédia deixou 14 mortos, três desaparecidos e um homem resgatado com vida.
Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a retirada do caminhão exigiu maior esforço, pois o veículo estava parcialmente soterrado sob os escombros da ponte. Foram utilizados balões de reflutuação com capacidade de cerca de cinco toneladas e o trabalho contou com o apoio de oito mergulhadores. Outros três caminhões e veículos menores ainda serão removidos.
Essa é a segunda operação de remoção de veículos realizada no local; uma caminhonete já havia sido retirada em 20 de agosto.
No início de agosto, o DNIT informou que até o dia 30 de julho a Marinha do Brasil conduziu a validação dos protocolos de segurança para analisar as condições do local para a retomada dos trabalhos. As ações para início da retirada dos veículos e posterior remoção dos galões dependeu de um mapeamento da área e um estudo técnico, conforme detalhou o departamento.
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que também atua para garantir que o meio ambiente não seja prejudicado pelos materiais que estão na água, informou que está sendo ‘elaborado um relatório sobre o assunto após a visita de equipe ao local para vistorias’.