Eleitores do Tocantins preferem Bolsonaro a Lula, aponta Paraná Pesquisas

20 agosto 2025 às 10h50

COMPARTILHAR
Pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas divulgada nesta quarta-feira (19) mostra que o ex-presidente Jair Bolsonaro lidera as intenções de voto entre eleitores do Tocantins para a Presidência da República, superando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em cenários estimulados e na pesquisa espontânea, mesmo estando inelegível por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
No cenário com lista de candidatos apresentada aos eleitores, Bolsonaro registra 41,5% das intenções de voto, enquanto Lula aparece com 31,9%. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), ocupa a terceira posição, com 8,7%. Em outro cenário, a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro aparece praticamente empatada com Lula, com 32,5% e 32,3%, respectivamente.
Quando o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), é incluído na disputa, Lula assume a liderança, com 32,5%, seguido por Tarcísio, com 21,9%, e Caiado, com 15%. Já no cenário com o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) como candidato, Lula amplia a vantagem, alcançando 32,6%, enquanto Eduardo registra 22,6% das intenções de voto.
Na pesquisa espontânea, em que os eleitores indicam livremente seus candidatos, Bolsonaro lidera com 21,1%, seguido por Lula, com 17,3%. Nesta etapa, 52,7% dos eleitores não souberam ou não opinaram.
O levantamento também avaliou a gestão de Lula. Mais da metade dos eleitores do Tocantins, 56,5%, desaprova a administração. Entre os que aprovam, 11,5% consideram o governo ótimo e 17% bom; 19,8% o classificam como regular, 7,3% como ruim e 43,1% como péssimo.
A pesquisa foi realizada entre os dias 9 e 13 de agosto, com entrevistas pessoais em 59 municípios do Tocantins, totalizando 1.510 eleitores. O levantamento tem grau de confiança de 95% e margem de erro de aproximadamente 2,6 pontos percentuais para os resultados gerais.