Os estudantes interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 têm até as 23h59 desta sexta-feira, 13, para realizar a inscrição. O prazo, que terminaria em 6 de junho, foi prorrogado por mais uma semana pelo Ministério da Educação (MEC).

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela Página do Participante, disponível no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pelo exame.

Também se encerra nesta sexta-feira o prazo para solicitar atendimento especializado ou o uso do nome social, quando necessário. Nestes casos, é preciso anexar documentos que comprovem a situação, conforme previsto no edital.

Taxa e isenção

A taxa de inscrição do Enem é de R$ 85 e poderá ser paga até a próxima quarta-feira (18). O boleto é gerado após a inscrição, mas também é possível pagar por Pix, cartão de crédito ou débito em conta.

Alguns candidatos são isentos da taxa, como:

  • Estudantes que estão concluindo o ensino médio em 2025 em escolas públicas;
  • Participantes que informarem que querem usar o Enem para obter o certificado de conclusão do ensino médio e estejam cadastrados no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal).

Importante lembrar que quem teve o pedido de isenção aprovado ou justificou ausência em edições anteriores precisa se inscrever normalmente, a isenção não garante a inscrição automática.

Quem deve se inscrever

Devem se inscrever:

  • Alunos do 3º ano do ensino médio (inclusive os que têm inscrição pré-preenchida);
  • Participantes que desejam usar o Enem para obter certificado de conclusão do ensino médio;
  • Candidatos chamados de “treineiros”, que ainda não concluíram o ensino médio, mas querem testar seus conhecimentos.

A certificação do ensino médio só é possível para candidatos com 18 anos ou mais e que atingirem no mínimo 450 pontos em cada área e 500 na redação.

As provas do Enem 2025 estão previstas para os dias 9 e 16 de novembro em todo o país. Somente nos municípios paraenses de Belém, Ananindeua e Marituba as provas serão aplicadas em 30 de novembro e 7 de dezembro, por conta da realização da Conferência da ONU sobre o Clima (COP 30), que ocorrerá em Belém.

O Enem é a principal forma de acesso ao ensino superior público e privado no Brasil, sendo utilizado em programas como o Sisu e o Prouni.