Estado oficializa novo procurador-geral de Contas e promove mudanças nas áreas de ações governamentais e infraestrutura
30 dezembro 2025 às 07h47

COMPARTILHAR
O Diário Oficial do Estado do Tocantins desta segunda-feira, 29, trouxe uma extensa lista de nomeações e designações na administração estadual. Os atos, assinados pelo governador Wanderlei Barbosa, atingem áreas centrais do governo, como infraestrutura, articulação política, controle externo, previdência e gestão administrativa, e passam a valer entre o fim de 2025 e o início de 2026.
Entre as nomeações de maior peso institucional está a de José Roberto Torres Gomes, indicado para o cargo de procurador-geral de Contas junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-TO). O mandato é de dois anos, com início em 1º de janeiro de 2026.
Na área de infraestrutura, o governo promoveu mudanças na cúpula da Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura do Tocantins (Ageto). Túlio Parreira Labre, que ocupava cargo de Superintendente de Operação e Conservação e estava respondendo interinamentem pela autarquia, foi oficializado presidente com exercício a partir de 30 de dezembro, enquanto Ruberval Sousa de França assumiu o cargo de vice-presidente executivo. A Ageto é responsável pela execução de obras rodoviárias, urbanas e de infraestrutura em todo o estado.
Outro destaque foi a nomeação de Lázaro Botelho Martins, ex deputado federal, para o cargo de secretário extraordinário de Ações Governamentais. A função tem caráter estratégico e está diretamente ligada à articulação política e ao acompanhamento de projetos prioritários do Executivo estadual.
No campo da gestão previdenciária, foi confirmada a nomeação de Ana Cláudia Pereira da Cunha para o cargo de vice-presidente executiva do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins (IGEPREV).
