Eventos técnico-científicos que serão realizados no Estado em 2026 terão apoio de R$1 milhão pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt). De acordo com o Edital n° 01/2026, o valor será destinado para viabilizar congressos, simpósios, workshops, seminários, feiras, jornadas científicas e outras iniciativas da área da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). A iniciativa integra a programação comemorativa dos 15 anos da Fapt com o objetivo de ampliar a circulação do conhecimento científico, fortalecer a troca de experiências entre pesquisadores e incentivar a interiorização das ações de CT&I.

Os eventos apoiados poderão ter abrangência estadual, regional, nacional ou internacional, desde que ocorram no Tocantins entre 16 de março e 16 de dezembro de 2026. O valor do apoio varia conforme a categoria do evento, podendo chegar a R$100 mil por proposta. O edital completo, cronograma de submissões e anexos estão disponíveis no site da Fapt.

O edital estabelece critérios que priorizam eventos realizados no interior do estado, para a descentralizar as ações de ciência e inovação. A chamada também visa estimular a internacionalização da ciência tocantinense, ao incentivar a participação de pesquisadores de outras regiões do país e do exterior, com a chancela de entidades científicas nacionais e internacionais.

Propostas

As submissões ocorrem por ciclos, conforme a data prevista para a realização do evento. O primeiro período de envio de propostas começou na quinta-feira, 5, e segue até 15 de fevereiro, destinado a eventos com início entre 16 de março e 17 de abril. Os demais prazos, para eventos previstos entre abril e dezembro, estão detalhados no edital.

Pesquisadores com título de mestre ou doutor, vinculados a instituições de ciência e tecnologia sediadas no Tocantins, podem submeter propostas por meio do Sistema Integrado de Gestão da Fapt (SigFap).