“Expectativa é movimentar R$ 500 milhões”, afirma presidente do Banco do Amazônia sobre Agrotins 2025

13 maio 2025 às 17h33

COMPARTILHAR
O Banco da Amazônia chega à Agrotins 2025 com uma meta de movimentar pelo menos R$ 500 milhões em crédito durante os cinco dias da feira. A expectativa é do presidente da instituição, Luiz Lessa, revelada em entrevista ao Jornal Opção. Ele estará presente na edição de 25 anos da feira, nos dias 14 e 15 de maio, junto ao superintendente do Varejo Leste, André Vargas.
O presidente explica que o estande do banco, no entanto, funcionará durante toda a programação, que segue até o próximo sábado, 17, no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Mendanha, em Palmas (TO).
“A Agrotins tem crescido muito em volume de negócios nos últimos anos e o Banco da Amazônia tem se posicionado como um dos principais fomentadores desse desenvolvimento no Tocantins. Estamos preparados para uma grande feira, com oportunidades reais para os produtores e empreendedores rurais”, destacou Lessa.
Crédito verde e foco em sustentabilidade
Entre as prioridades para esta edição, estão financiamentos voltados à agricultura e pecuária sustentáveis, além de soluções modernas para o campo, como aquisição de caminhonetes, tratores, sistemas de energia solar e máquinas de baixo consumo. O banco oferece condições diferenciadas para quem adota boas práticas ambientais, como agricultura de baixo carbono, integração lavoura-pecuária, plantio direto e recuperação de áreas degradadas.
“Aqueles produtores que implementam as melhores práticas sustentáveis conseguem acessar linhas de crédito com taxas mais atrativas e prazos mais longos”, afirmou o presidente. Há possibilidade de até dois anos de carência e prazo total de pagamento chegando a oito anos, com variações conforme o tipo de investimento.
Atendimento estratégico e selo Agrotins
O presidente afirma que a participação do Banco da Amazônia vai além da exposição: o estande será palco de assinaturas de contratos, entrega simbólica de máquinas e equipamentos financiados, além da formalização de protocolos com agroindústrias.
Segundo Lessa, os pedidos feitos durante a Agrotins passam por uma esteira especial de análise. “A proposta sai com um selo da feira, o que garante agilidade na tramitação e prioridade no atendimento. Isso também permite ao produtor negociar preços melhores com fornecedores”, disse.
Caminho aberto para o novo Plano Safra
Mesmo antes do anúncio oficial do Plano Safra 2025/2026, o presidente ressalta que o banco já iniciou a antecipação de custeios para produtores que se preparam para o novo ciclo. Desde fevereiro, custeios pré-safra vêm sendo liberados, permitindo mais planejamento e segurança aos produtores.
“Nossa equipe está mobilizada para atender com agilidade tanto renovações quanto novos financiamentos. Queremos que o produtor chegue até nós com a confiança de que será prontamente atendido”, garantiu o presidente.
Destaque também para caminhonetes
Assim como em edições anteriores, a linha de financiamento de caminhonetes continua sendo destaque em 2025. O banco reforça parcerias com concessionárias presentes na feira para viabilizar condições exclusivas. “Estamos com foco total também no financiamento de caminhonetes novas para produtores que buscam renovar sua frota”, pontuou Lessa.
Presença marcante
Por fim, para Luiz Lessa, a Agrotins representa mais do que uma feira: é uma vitrine para mostrar o protagonismo do Banco da Amazônia na transformação do setor produtivo no Tocantins. “Vamos trabalhar para superar os números do ano passado. Nossa equipe estará todos os dias no estande, pronta para transformar cada visita em uma oportunidade real de negócio.”