Extração ilegal de recursos minerais é flagrada pela Guarda Metropolitana em Palmas
20 janeiro 2026 às 16h46

COMPARTILHAR
A Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) flagrou uma atividade de extração ilegal de recursos minerais, realizada sem as devidas licenças ambientais, no setor Sonho Meu, região do Loteamento Água Fria, na Capital. Por meio da Divisão de Fiscalização Ambiental, a ocorrência foi identificada durante ação terrestre realizada por equipe da Divisão Ambiental na segunda-feira, 19.
Diante da constatação da irregularidade, foi solicitado apoio de outra guarnição para garantir a segurança da operação e a adoção dos procedimentos administrativos previstos em lei. Durante a ação, foram conduzidos ao quartel da Guarda Metropolitana quatro caminhões basculantes e uma retroescavadeira utilizados na atividade irregular.
Foram lavrados dois Autos de Infração Ambiental, cinco Termos de Apreensão dos veículos e um Termo de Embargo da área de aproximadamente sete hectares, determinando a paralisação imediata da extração. A Guarda Metropolitana de Palmas reforça que as ações de fiscalização ambiental são permanentes e integram o conjunto de políticas públicas do Município voltadas à preservação dos recursos naturais, ao ordenamento urbano e ao combate aos crimes ambientais.
