Reconhecido pela documentação da cultura tradicional do Tocantins, o fotógrafo e documentarista Emerson Silva inaugura nesta sexta-feira, 18, a exposição “Festa do Peixe e Lontra – Histórias do Povo Krahô” na Galeria Dora Parentes, no Sesc Cajuína, em Teresina (PI). A mostra, que integra a programação oficial do Sesc Amazônia das Artes, permanece aberta ao público até 18 de agosto, com visitação gratuita.

A exposição apresenta 20 fotografias que capturam os rituais e preparativos da comunidade indígena Krahô, grupo que habita o Tocantins e mantém vivas suas tradições culturais. Por meio das imagens, o autor revela aspectos importantes da história e da vida cotidiana desse povo originário da região.

Após passar por São Luís (MA), onde teve boa aceitação do público, a mostra chega a Teresina, consolidando a circulação do projeto pelo Nordeste brasileiro. “Levar esse trabalho para a capital piauiense é emocionante, especialmente porque é uma forma de conectar minhas raízes familiares, minha família é do Piauí, com a cultura indígena que retrato no Tocantins”, destaca Emerson Silva, que reside em Palmas desde 1995.

Perfil do fotógrafo

Nascido em São Paulo, Emerson Silva tem mais de 20 anos de experiência como repórter fotográfico e é reconhecido por seu trabalho voltado às manifestações culturais do Tocantins. Atuou na Fundação Cultural do Estado por quase duas décadas, participou de exposições internacionais e colabora com instituições como WWF Brasil e o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do IFTO