O governador do Tocantins, Laurez Moreira, transferiu o gabinete para a sede da Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO) neste sábado, 8. A ação tem como objetivo acompanhar de forma mais direta os projetos em andamento e as medidas voltadas à reorganização administrativa e operacional da rede estadual de saúde.

Durante o encontro com secretários e técnicos da pasta, foi apresentado um levantamento sobre o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) no Tocantins. O Estado é responsável por 89% das internações hospitalares do SUS (cerca de 85 mil por ano) e por 97% dos partos realizados (20 mil anuais). A rede estadual é composta por oito regiões de saúde, que somam 1.745 leitos clínicos (71% do total existente) e 280 leitos de UTI (97% dos disponíveis).

Segundo Laurez Moreira, a decisão de instalar o gabinete na SES faz parte do processo de avaliação das condições do sistema.

“Já fizemos um levantamento da situação financeira da pasta, o que nos levou a decretar emergência na saúde. Agora, estamos analisando os projetos para definir prioridades e ajustar o que for necessário”, afirmou.

O secretário da Saúde, Vânio Rodrigues, explicou que a presença do governador na pasta contribui para dar agilidade às decisões que envolvem outras áreas da gestão.

“Essa integração facilita o andamento dos processos e permite um acompanhamento mais realista das demandas”, disse.

A superintendente de Gestão e Acompanhamento Estratégico da SES/TO, Luiza Regina Noleto, apresentou informações sobre os projetos e ações da secretaria, que devem embasar as próximas decisões do governo.

Participaram da reunião os secretários Luiza Rocha (Comunicação), Ronaldo Dimas (Planejamento e Orçamento), Bruno Azevedo (Segurança Pública), Irana Coelho (Casa Civil), o chefe de gabinete Ailton Parente Araújo e a presidente do Igeprev-TO, Bárbara Jesuína Mendes Gomes.