Mais de cinco milhões de famílias em todo o país começaram a receber o Auxílio Gás, projeto criado para aliviar o impacto do preço do gás de cozinha no orçamento doméstico de lares em situação de vulnerabilidade. O benefício começou a ser pago nesta segunda-feira, 20 de outubro.

Em setembro, o governo federal lançou o programa Gás do Povo, que pretende gradualmente substituir o Auxílio Gás. O benefício, no valor de R$108, é pago duas vezes a cada semestre e segue o calendário do Bolsa Família.  O número corresponde ao do botijão de 13kg. Ao invés de receber o dinheiro, as famílias vão ter que retirar a recarga do botijão de gás em revendedoras credenciadas.  

Neste mês, o investimento do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome é de cerca de R$542 milhões. A previsão do novo programa é triplicar o número de beneficiados, alcançando cerca de 15 milhões de famílias.  

Os primeiros a receber são os beneficiários que têm o NIS, Número de Identificação Social, com dígito final 1.  O cronograma de pagamentos segue até 31 de outubro, quando recebem os beneficiários com NIS final 0.

Leia mais:
Lula lança programa Gás do Povo para fornecer botijões a famílias de baixa renda