A ação integrada que oferece serviços de crédito e assistência técnica em Aguiarnópolis foi estendida até esta quinta-feira, 30. As equipes da Agência de Fomento do Tocantins (Fomento) e do Instituto de Desenvolvimento Rural (Ruraltins) seguem no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), na Rua do Ouro, realizando atendimentos voltados à emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), Cadastro Ambiental Rural (CAR) e linhas de crédito para agricultores familiares.

O atendimento inclui apoio técnico e orientação para impulsionar a produção agrícola local. Durante a programação, produtores receberam kits de sementes do programa Mesa Farta, voltado à geração de renda e à produção de alimentos. Entre os beneficiados, a produtora Zeza Xavier, do Projeto de Assentamento Vitória, destacou a oportunidade de aumentar a produção de feijão e milho com o retorno do trânsito pela nova ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, na BR-226, que liga o Tocantins ao Maranhão.

Luciano Saraiva Leal, outro produtor atendido, recebeu crédito do Pronaf B para ampliar o cultivo de hortaliças. Ele avaliou que o recurso será útil para aproveitar o aumento da movimentação do comércio local com a reabertura da ponte.

O presidente da Cooperativa Agropecuária de Aguiarnópolis (Coopag), Alexsandro Silva Chaves Sobrinho, também participou do atendimento técnico para esclarecimentos sobre o CAF, documento que, pela primeira vez, será liberado para pescadores e aquicultores no estado.

A iniciativa foi iniciada na segunda-feira, 27, e reúne serviços públicos, apoio a empreendedores, assistência a produtores rurais e orientação social para famílias afetadas pela queda da ponte Juscelino Kubitschek.