Com previsão de atender integralmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e funcionar como espaço de formação acadêmica, o Hospital Universitário da Universidade Federal do Tocantins (HUFT) foi apresentado como um equipamento voltado ao ensino, à pesquisa e à extensão universitária. As características da unidade foram detalhadas pelo ministro da Educação, Camilo Santana, durante a cerimônia de posse da reitora Maria Santana, realizada nesta quarta-feira, 4.

Ao abordar o projeto, o ministro afirmou que a unidade terá papel direto na assistência à população e na formação de profissionais da área da saúde. “Será um hospital 100% SUS para atender a população de Palmas e Tocantins. Porém mais do que isso, será um hospital de formação dos nossos profissionais de saúde aqui do estado”, disse.

Segundo Camilo Santana, o hospital também será utilizado como espaço para produção científica. “Será um hospital de pesquisa, porque a universidade não é só a formação do profissional. Ela faz extensão, ela faz pesquisa”, afirmou, ao relacionar a estrutura hospitalar às funções acadêmicas da UFT.

Durante o discurso, o ministro contextualizou a viabilização do projeto, informando que os recursos iniciais já foram assegurados para a fase de elaboração. “Então teve recurso, o projeto foi feito, a bancada já colocou 18 milhões de reais para essa primeira etapa”, declarou.

Camilo Santana também mencionou que a universidade passa por um processo de ampliação estrutural. “Vocês viram aqui que a reitoria tá investindo 37 milhões de obras aqui nas universidades dos campi da Universidade Federal do Tocantins”, afirmou, ao citar investimentos em infraestrutura, contratação de professores e técnicos administrativos.

Ao final da fala, o ministro informou que o hospital será incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), vinculando a obra ao planejamento federal de investimentos. “Nós vamos trabalhar para incluir esse hospital no programa de aceleração do crescimento”, declarou.

A cerimônia marcou a posse da nova reitora da UFT e reuniu representantes da universidade, parlamentares e integrantes do governo federal.