Início de obras na Orla de Luzimangues gera tensão com retirada de comerciantes
21 outubro 2025 às 16h29

COMPARTILHAR
Nesta terça-feira, 21, em Porto Nacional, a prefeitura iniciou o projeto de reforma na Orla de Luzimangues, com máquinas e caminhões para a reestruturação do local. Moradores, no entanto, relatam que os equipamentos estavam sendo usados para retirar comerciantes que atuam na praia.
A situação tem gerado apreensão entre os comerciantes, que alegam não ter recebido qualquer proposta de realocação ou diálogo prévio por parte do poder público. Os trabalhadores também relataram que não há uma decisão judicial para ação que está sendo comandada pelo departamento de infraestrutura do Distrito, argumento que foi rebatido pela Secretaria Municipal da Infraestrutura em nota.
Veja vídeo:
Gravado por um morador, o vídeo acima gerou repercussão nas redes sociais. A Secretaria Municipal de Infraestrutura emitiu nota afirmando que a ordem de serviço para essas obras já se encontra assinada e que a retirada é necessária para o procedimento de reforma na orla da praia. O projeto visa implementar um novo píer, pista para caminhada, estacionamento de bicicleta, restaurantes e barracas de comércio padronizados. Ao todo, serão investidos quase R$5,5 milhões, dinheiro proveniente do governo federal através de emenda parlamentar do deputado federal Carlos Gaguim (UB).
A Secretaria também disse que os comerciantes ocupam aquele espaço anualmente para a Temporada de Praia Porto Verão, com apoio da prefeitura. Ao final da temporada, normalmente, os próprios comerciantes saem do local voluntariamente. No entanto, conforme a nota, neste ano os comerciantes permaneceram, o que causou “muitos transtornos para o projeto de qualificação completa da orla”, diz um trecho.
Confira a nota da Secretaria Municipal de Infraestrutura na íntegra:
A Secretaria Municipal de Infraestrutura e a Secretaria de Desenvolvimento Distrital de Luzimangues começaram, nesta terça-feira, 21 de outubro, o trabalho de remoção de toda a estrutura irregular de comércios improvisados na Orla de Luzimangues. A ação é feita em conjunto com a Guarda Municipal e Polícia Militar.
A remoção é necessária porque o local receberá, nos próximos dias, o início das obras de revitalização completa do espaço, com instalação de um novo píer, pista para caminhada, estacionamento de bicicleta, paisagismo, novos bancos, dois restaurantes, barracas de comércio padronizadas e muitas outras melhorias. A ordem de serviços para essas obras já está assinada!
O projeto, como se pode ver na imagem em anexo, colocará Luzimangues em uma nova etapa, transformando a Orla em um grande ponto turístico e atrativo do Tocantins. Ao todo, serão investidos quase R$5,5 milhões, dinheiro proveniente do governo federal através de emenda parlamentar do deputado federal Carlos Gaguim, parceiro de Porto Nacional.
A remoção da estrutura irregular está sendo feita após longo período de tentativa de diálogo e convencimento. Nesse processo, o município não poupou esforços para que esse trabalho fosse feito da forma mais pacífica possível.
Importante ressaltar, ainda, que em todos os anos os comerciantes ocupam aquele espaço para a Temporada de Praia Porto Verão, sempre contando com o apoio municipal. Ao fim da temporada, os próprios comerciantes saem do local voluntariamente, algo que desta vez não aconteceu, trazendo muitos transtornos para o projeto de qualificação completa da orla.
Por fim, as secretarias de Infraestrutura e Desenvolvimento Distrital reforçam o compromisso com o desenvolvimento de Luzimangues e com o diálogo permanente com toda a comunidade.