Jovem desaparecido por quatro dias no Pico Paraná é encontrado com vida
05 janeiro 2026 às 11h16

COMPARTILHAR
O jovem Roberto Farias Thomaz, de 20 anos, que estava desaparecido no Pico do Paraná desde o dia 1º de janeiro, foi encontrado com vida na manhã desta segunda-feira, 5, informou o Corpo de Bombeiros do Paraná. Segundo o tenente-coronel Ícaro Gabriel, porta-voz da corporação, Roberto conseguiu descer sozinho a montanha após percorrer mais de 20 km.
O desaparecimento ocorreu após uma trilha realizada em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. Roberto estava acompanhado da amiga Thayane Smith, com quem subiu a montanha na tarde de 31 de dezembro. Em entrevista à Ric Record Paraná, Thayane afirmou ter conversado com a família do amigo e reconheceu ter cometido um erro durante o percurso. “Eu assumi meu erro. Eu sei que errei ao ter deixado ele vir sem mim, mas tinham outras pessoas com ele. Não tinha como se perder. Não sei o que aconteceu”, disse.
Segundo informações preliminares, durante a subida Roberto passou mal e chegou a vomitar algumas vezes. A dupla alcançou o pico por volta das 4h da manhã de quinta-feira, 1º, momento em que decidiu descansar e encontrou outros dois grupos no local. Após cerca de duas horas, iniciaram a descida, mas em determinado ponto da montanha Roberto acabou se separando da amiga. O segundo grupo, que havia permanecido no cume, passou pelo mesmo ponto mais tarde, mas não o encontrou.
As buscas foram acionadas ainda na tarde de quinta-feira e contaram com o uso de aeronaves equipadas com câmeras térmicas, drones com sensores infravermelhos, além do apoio de voluntários.
Thayane Smith, que acompanhava Roberto na trilha, publicou diversos registros nas redes sociais desde o início do percurso, incluindo imagens no ônibus a caminho da montanha e comentários sobre o trajeto, previsto para 5 ou 6 horas. Em vídeo publicado no dia 1º, ela relatou as dificuldades enfrentadas: “Se passaram 4 horas e chegamos na metade”. Após esse ponto, Roberto deixou de aparecer nas imagens.
Durante o período das buscas, Thayane também fez publicações nas redes sociais comentando a situação, e afirmou que divulgará a “história completa” após o término do resgate.
