Laurez deve encaminhar novo plano de carreira dos professores à Assembleia ainda nesta quarta-feira

15 outubro 2025 às 09h24

COMPARTILHAR
O governador do Tocantins, Laurez Moreira (PSD), deve encaminhar ainda nesta quarta-feira, 15, à Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), o novo Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos profissionais da Educação.
A proposta será apresentada durante reunião com professores da rede estadual nesta manhã no auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas. Segundo informações apuradas pelo Jornal Opção Tocantins, o texto final não incluirá o pagamento retroativo referente a setembro, promessa feita pela gestão anterior, do ex-governador Wanderlei Barbosa.
O novo PCCR deve trazer ajustes pontuais nas tabelas de progressões, mas manterá a estrutura básica construída a partir das discussões com a categoria. A expectativa do governo é de que o projeto seja analisado pela Aleto ainda neste mês.
Atualmente, o quadro de servidores da Educação conta com 8.285 concursados, sendo 3.685 professores em estágio probatório e 4.600 efetivos estabilizados, além de 6.533 aposentados por paridade.
A reformulação do plano é uma das pautas mais esperadas pelos profissionais da rede estadual. Desde o início do ano, o tema vinha sendo debatido com sindicatos e representantes da categoria. Laurez assumiu o governo prometendo retomar as negociações e implementar o novo plano ainda em 2025.