Leis sancionadas em Palmas buscam combater violência e importunação sexual contra mulheres
 Rozeane Feitosa
                    Rozeane Feitosa
                
                22 janeiro 2025 às 17h26

COMPARTILHAR
Duas novas leis sancionadas pelo prefeito Eduardo Siqueira Campos, publicadas no Diário Oficial do Município (DOM) na última segunda-feira, 20, têm como foco o combate à violência e à importunação sexual contra as mulheres. As medidas, que serão regulamentadas pela Secretaria Municipal da Mulher (Semup) em conjunto com outras secretarias, buscam promover a segurança física e psicológica das mulheres em Palmas.
A Lei 3.1666/2025 institui uma campanha de combate à violência contra a mulher no trânsito, com o objetivo de conscientizar a população e prevenir comportamentos discriminatórios. Por sua vez, a Lei 3.167/2025 cria uma campanha permanente para combater e prevenir a importunação sexual nos transportes públicos municipais. Ambas as legislações contarão com a colaboração de diversas secretarias municipais, como a Secretaria Municipal de Governo (Segov), a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Defesa Civil, a Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP) e a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom).
Solange Duailibe, que ocupa o cargo de secretária da Semup e é autora das leis, expressou sua satisfação com a sanção das propostas que ela mesma havia apresentado quando ainda era vereadora. “Quando apresentei os projetos de lei, não imaginava que, hoje, ocuparia o cargo de secretária da Mulher de Palmas. Por isso, me sinto honrada e agradecida por este momento”, declarou.
A secretária também ressaltou a importância da sensibilidade do prefeito Eduardo Siqueira Campos, que sancionou as leis no primeiro mês de sua gestão. “Isso demonstra o cuidado que ele tem com nossas mulheres”, concluiu.

 
                                 
                                 
                                 
                                