O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) foi convidado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para assumir o comando da Secretaria-Geral da Presidência da República, em substituição a Márcio Macêdo, que ocupava o cargo desde o início do atual governo, em janeiro de 2023.
A mudança foi anunciada nesta segunda-feira, 20, em comunicado oficial do Palácio do Planalto e será oficializada na próxima edição do Diário Oficial da União (DOU).

A Secretaria-Geral é responsável pela interlocução do governo com movimentos sociais e organizações da sociedade civil. A reunião em que Lula formalizou o convite contou com a presença do atual ministro Márcio Macêdo, da ministra Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais), e dos ministros Rui Costa (Casa Civil) e Sidônio Palmeira (Comunicação Social).

Aos 43 anos, Boulos chega à Esplanada com o desafio de articular pautas sociais e manter o diálogo com bases populares. Formado em filosofia pela USP e especialista em psicologia clínica pela PUC-SP, o novo ministro tem longa trajetória no ativismo urbano e foi uma das principais lideranças do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST).

Natural de São Paulo, ele iniciou a militância ainda no ensino médio, ao participar de grêmios estudantis e campanhas de alfabetização de jovens e adultos. Em sua trajetória política, foi candidato à Presidência da República em 2018 e disputou por duas vezes a Prefeitura de São Paulo (2020 e 2024). Em 2022, foi eleito deputado federal com mais de 1 milhão de votos, sendo o mais votado do estado.