A ponte de Xambioá, que liga o Tocantins ao Pará sobre o Rio Araguaia, está prestes a ser inaugurada e contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A confirmação foi feita pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, durante vistoria técnica realizada nesta quinta-feira, 6, dentro da agenda da Rota COP30, ao lado do governador do Tocantins, Laurez Moreira.

A estrutura é considerada um divisor de águas para a logística entre os dois estados. Com 1.724 metros de extensão e investimento superior a R$ 230 milhões, a ponte promete reduzir a dependência das balsas e baratear o transporte de cargas e veículos entre as margens do Araguaia.

Segundo o ministro, a ponte será inaugurada ainda em novembro, beneficiando mais de 500 mil pessoas na região. “Essa obra demorou, foi iniciada em governos anteriores, o último não terminou, mas nós vamos entregar”, disse.

Novo eixo logístico do Norte

O empreendimento fortalece o corredor da BR-153/TO/PA, essencial para o escoamento da produção agrícola do Matopiba. Hoje, quem transita entre os dois estados depende da BR-230, com balsas que transportam até mil veículos por dia — um custo que pode chegar a R$ 500 por travessia.

Além de reduzir tempo e despesas no transporte, a ponte deve estimular o comércio, o turismo e os serviços locais, consolidando um novo eixo logístico entre o Tocantins e o Pará.

O governador Laurez Moreira destacou o simbolismo da entrega e o impacto regional da obra:“Essa ponte é símbolo de união, de desenvolvimento e de esperança. O ministro Renan tem demonstrado compromisso com o Tocantins e com o futuro da nossa gente”, afirmou.

“A integração que essa ponte vai proporcionar é fundamental. O Tocantins é o coração do Brasil, e essa ligação com o Pará fortalece nossa economia, nossa logística e nossa capacidade de atrair novos investimentos”, completou Laurez.

Outras obras e compromissos

A vistoria em Xambioá fez parte do terceiro dia da Rota COP30, caravana do Ministério dos Transportes que percorre o país rumo a Belém (PA). Nesta sexta-feira, 7, a comitiva visita as obras da ponte entre Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO), que já atingem 75% de execução. O ministro destacou que a nova estrutura deve ser entregue em tempo recorde, após o colapso da ponte anterior, em dezembro de 2024.

“A ponte caiu no final do ano passado, e estamos reconstruindo em menos de um ano. É um marco para o Tocantins, para o escoamento da produção e para a integração com o Maranhão”, afirmou Renan Filho.