Pesquisa da Genial/Quaest divulgadas nesta quarta-feira, 2, aponta que 51% dos deputados acreditam que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deveria desistir de se candidatar em 2026. Bolsonaro está inelegível até 2030 após ser condenado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas insiste que disputará a presidência em 2026.

O levantamento também aponta que a ideia de Bolsonaro se manter como candidato é defendida por 23% dos deputados entrevistados. O percentual sobe para 49% quando são considerados apenas parlamentares de oposição. No segmento, 47% acreditam que a melhor opção seria a desistência de Bolsonaro do pleito.

Já entre deputados independentes, que não se identificam como aliados do governo ou da oposição, 65% também defendem que ele não deveria participar do pleito.

Na Câmara, apenas 13% acreditam que Bolsonaro seria o principal nome para derrotar Lula. Em seu lugar, o nome de Tarcísio de Freitas (Republicanos), foi mencionado por 49% dos entrevistados. Já entre deputados de oposição, 56% acreditam que Tarcísio será candidato e 32% apostam em Bolsonaro nas urnas.

A pesquisa foi realizada entre 7 de maio e 30 de junho com 203 deputados federais em exercício. Isso corresponde a 40% do número total de parlamentares.