Margem de erro e nível de confiança: o que significam os conceitos presentes nas pesquisas
 Rozeane Feitosa
                    Rozeane Feitosa
                
                13 julho 2024 às 08h57

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Fabrício Vera
Quando nos deparamos com uma pesquisa eleitoral, dois termos estatísticos fundamentais são frequentemente mencionados: margem de erro e nível de confiança. Embora sejam comuns, nem sempre fica claro o que realmente significam e como influenciam os resultados. Por isso, entender esses conceitos é fundamental para interpretar os dados.
Iniciando pela margem de erro, o índice estima o máximo de imprecisão presente nos resultados da pesquisa, com base na amostra selecionada. Lembrando que os levantamentos utilizam amostras que representam conjunto, já que não é possível entrevistar todas as pessoas desse grupo.
Por exemplo, se uma pesquisa indica uma margem de erro de 3%, isso significa que os resultados reportados podem variar para cima ou para baixo dentro dessa faixa. Se a o levantamento revela que 50% dos entrevistados apoiam determinado candidato e há essa margem de erro, podemos concluir que o apoio real pode estar entre 47% e 53%.
Já o nível de confiança está intimamente ligado à margem de erro e representa a probabilidade de veracidade da margem de erro. Geralmente, é expresso como uma porcentagem. Um nível de confiança alto indica que, se a pesquisa fosse repetida muitas vezes, os resultados estariam dentro da margem de erro declarada.
Se uma pesquisa tem um nível de confiança de 95% e uma margem de erro de 3%, isso significa que há uma probabilidade de 95% de que a verdadeira proporção na população esteja dentro da faixa de 3% da proporção encontrada na amostra.
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