Ministério dos Transportes volta a garantir entrega das pontes de Xambioá e JK até o final do ano

25 setembro 2025 às 15h12

COMPARTILHAR
O Ministério dos Transportes anunciou nesta quarta-feira, 24, os prazos de entrega de obras estratégicas de infraestrutura no Tocantins, durante reunião do ministro Renan Filho com o governador Laurez Moreira (PSD). Entre os compromissos assumidos, a ponte da BR-226, que liga Aguiarnópolis (TO) a Estreito (MA), que desabou no final do ano passado, será entregue antes do dia 20 de dezembro, e a ponte de Xambioá terá conclusão garantida até o final do ano.
Durante o encontro, também foram discutidos os avanços na pavimentação da BR-235 e da BR-010, consideradas essenciais para o desenvolvimento econômico do estado. A BR-235, que liga Pedro Afonso à divisa com o Maranhão, terá prioridade na execução dos trechos em planejamento. A rodovia é estratégica para o Tocantins por conectar a produção agrícola e pecuária local ao mercado consumidor do Nordeste, garantindo integração efetiva da malha federal e redução de custos logísticos.
A BR-010, por sua vez, terá continuidade na pavimentação de trechos em leito natural, além da federalização de segmentos atualmente estaduais. A obra é considerada fundamental para a logística nacional, pois conecta o Tocantins do Norte ao Sul, integrando o Centro-Oeste à região do Matopiba e fortalecendo importantes polos produtivos.
Segundo o ministro Renan Filho, a conclusão dessas obras trará “avanços significativos na infraestrutura, mais segurança e mobilidade, facilitação do escoamento da produção, integração de regiões e impacto direto na geração de empregos e na qualidade de vida da população”.
“Além das pontes, vamos concluir o projeto da BR-235 ainda este ano. Sem dúvida, será um grande avanço. Registro meu reconhecimento ao trabalho conjunto com o governador Laurez e com o senador Irajá”, afirmou o ministro.
A reunião contou ainda com a participação do senador Irajá Abreu (PSD), do deputado federal Tiago Dimas (Podemos), do secretário de Estado dos Esportes e Juventude, Juarez Moreira, e do secretário de Estado do Planejamento e Orçamento, Ronaldo Dimas.