Moradores reclamam de lixo acumulado em várias regiões de Palmas; prefeitura diz que coleta será normalizada nesta quarta
09 dezembro 2025 às 17h29

COMPARTILHAR
Moradores de diferentes bairros de Palmas passaram os últimos dias lidando com acúmulo de lixo nas portas das casas, mau cheiro e o risco de proliferação de insetos e animais atraídos pelos resíduos espalhados. Nas redes sociais, vários relatos apontam que a coleta não era realizada desde esta segunda-, 8, em diversas regiões da capital.
Segundo os moradores, caminhões não passaram em setores onde a coleta costuma ocorrer regularmente, e em algumas quadras o lixo se acumulou por mais de 24 horas. Conforme os relatos, com o calor e a exposição prolongada dos resíduos, sacolas foram rasgadas por animais e o mau cheiro tomou conta de algumas ruas. Trabalhadores da empresa que faz a coleta de lixo teriam entrado em greve por falta de pagamento
Diante das reclamações, o Jornal Opção Tocantins solicitou posicionamento oficial da Prefeitura. Em nota enviada à reportagem, a gestão afirmou que houve “atraso em alguns pontos” na segunda-feira, 8, mas negou que tenha ocorrido interrupção generalizada do serviço. A gestão informou que a coleta foi restabelecida ainda na noite de segunda e que as equipes já atuam conforme o cronograma regular.
“A coleta opera normalmente em toda a cidade, e nesta quarta-feira, 10, o serviço estará totalmente normalizado”, disse a prefeitura na nota.
A prefeitura acrescentou que “os pagamentos para a empresa prestadora dos serviços são realizados na medida em que se concluem as medições. O custo mensal da coleta de lixo em Palmas gira em torno de R$ 5 milhões por mês, mas podem haver variações para mais ou para menos, de acordo com a quantidade de toneladas coletadas diariamente”.
