Morre aos 88 anos o escritor Luis Fernando Verissimo

30 agosto 2025 às 09h05

COMPARTILHAR
O escritor Luis Fernando Verissimo, de 88 anos, morreu na madrugada deste sábado, 30, em Porto Alegre, em consequência de complicações provocadas por um quadro grave de pneumonia. Ele estava internado desde o dia 11 de agosto em uma unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital Moinhos de Vento.
Verissimo deixa a esposa, Lúcia Helena Massa, e três filhos: Pedro, Fernanda e Mariana Verissimo. O escritor tinha diagnóstico de mal de Parkinson, problemas cardíacos e sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) em 2021. No ano seguinte, foi submetido à implantação de um marca-passo no coração.
Filho do também escritor Érico Verissimo, Luis Fernando publicou mais de 80 títulos, entre eles As Mentiras que os Homens Contam, O Popular: Crônicas ou Coisa Parecida, A Grande Mulher Nua e Ed Mort e Outras Histórias.As crônicas e os contos marcaram sua trajetória, tornando-o um dos autores de maior alcance no cenário literário brasileiro. Em 1981, o livro O Analista de Bagé teve a primeira edição esgotada em apenas uma semana.