Nesta sexta-feira, 15, o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos (Podemos), marcou presença na tradicional romaria do Senhor do Bonfim, em Natividade. Ele esteve no evento em apoio ao lançamento da pré-candidatura do deputado federal Vicentinho Júnior (PP), que é romeiro, ao Senado.

Em entrevista ao Jornal Opção Tocantins, falou sobre política, gestão e sobre quem apoiará nas eleições gerais de 2026. “Tenho uma longa história com a família do Vicentinho Jr, profundo respeito pelo trabalho dele e gratidão pelo apoio que recebi desde que ele pôde se dedicar. Na época em que ele estava em campanha em 139 municípios, o pai dele me chamou e disse: ‘Você já tem o meu apoio e terá ajuda com todas as forças aqui presente ao seu lado’. Se a vida não permitir retribuir, o que resta? Mas essa gratidão não se limita ao apoio político, ela também é apoio à gestão. E eu preciso destinar respeito a isso”, comentou.

Sobre o apoio à senadora Dorinha (UB), pré-candidata ao governo, ele destacou a contribuição dela à cidade. “São mais de R$ 25 milhões que Palmas teve consignados pelas mãos dela. Portanto, me permitam: não tenho nada contra ninguém. Tudo que faço é me concentrar na gestão, e quero ter a liberdade de dizer que não sou, nem teria razões para ser, contra ninguém”, declarou.

Com a romaria repleta de nomes se mostrando para angariar capital político para 2026, o prefeito fez questão de mencionar que sua prioridade permanece sendo a administração de Palmas e as demandas da população. “Estamos aqui com muitos bastidores ocorrendo, mas minha concentração hoje está na gestão e nas necessidades da população de Palmas. A minha vida sempre foi de reconhecimento e gratidão às pessoas que estiveram presentes e que ajudaram muito”, afirmou.

O prefeito reforçou a importância de diferenciar apoio político de decisões de gestão. “Temos muitos candidatos ao Senado, candidatos ao governo. As preferências não significam movimentos de oposição a quem quer que seja. Esse amadurecimento político nos permite dizer: respeitemos as opiniões de cada um e que nossas funções sejam respeitadas. As escolhas livres; isso é da democracia, quando você pode escolher.”, disse.

Ao falar sobre mais possíveis nomes para o Senado, considerando que há duas vagas para 2026, o prefeito afirmou: “A política é uma construção. Quem chega com o carro lotado, está impedindo que qualquer um entre. E quero lembrar que não sou candidato a prefeito; sou candidato a terminar meu mandato. Sempre me darei esse direito e peço compreensão. Estou na idade certa para acompanhar o Tocantins e temos uma chapa inteira para compor. É um trabalho deles; eu apenas estarei no meu lugar.