A Prefeitura de Palmas anunciou nesta terça-feira, 28, Dia do Servidor Público, o pagamento de direitos trabalhistas pendentes a servidores municipais, incluindo progressões verticais, titularidade e escolaridade. Os benefícios, que alcançam servidores com processos deferidos até outubro de 2025, serão incluídos na folha de pagamento de novembro.

Segundo o Executivo, a medida representa um acréscimo anual de cerca de R$ 18 milhões na remuneração do funcionalismo. Também serão pagos valores retroativos a janeiro de 2025, estimados em R$ 6,5 milhões, que serão quitados em seis parcelas a partir de novembro.

Entre os anúncios, está também a implementação do Piso Nacional do Magistério, medida que adequa a remuneração dos professores à legislação federal. Além disso, 104 profissionais do cadastro de reserva da Educação serão convocados para reforçar o quadro da rede municipal.

O prefeito Eduardo Siqueira Campos destacou durante o anúncio que a prefeitura manterá o diálogo com sindicatos para tratar da data-base, que não é pago desde o início da atual gestão.

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Palmas (Sisemp), Heguel Albuquerque, afirmou que o encontro foi um passo importante na retomada do diálogo entre o governo e os servidores. “Saímos com o estabelecimento de um diálogo que é importante para o processo. O prefeito implementou o pagamento das progressões verticais, promoções na saúde, gratificações por titularidade e escolaridade e o piso do magistério. Chegamos para ouvir o que foi apresentado e vamos levar à nossa base para trazer a devolutiva, assim, em conjunto, vamos cumprir o anseio dos servidores”, disse.

O pagamento referente ao mês de outubro será creditado na sexta-feira, 31, quando o ponto será facultativo em comemoração ao Dia do Servidor.