População de Palmas receberá teste de alerta de desastres pelo celular neste sábado, 20

16 setembro 2025 às 11h36

COMPARTILHAR
O governo federal lançou um sistema inédito de alertas de desastres, chamado Defesa Civil Alerta, com o objetivo de aprimorar a proteção da população frente a eventos naturais ou provocados pelo homem.
Em Palmas, a população poderá acompanhar uma demonstração teste do sistema neste sábado, 20, às 15h30. A ferramenta enviará mensagens diretamente para celulares em caso de risco, alcançando residentes e visitantes na área afetada.
As mensagens de alerta serão enviadas para aparelhos conectados às redes móveis 4G ou 5G e aparecerão sobre qualquer conteúdo que o usuário esteja acessando, interrompendo a tela até que a mensagem seja visualizada e fechada. O sistema utiliza a tecnologia Cell Broadcast, que permite o envio de mensagens visuais e sonoras sem a necessidade de aplicativo ou cadastro prévio.
O aviso poderá informar sobre eventos extremos ou situações de risco, como tempestades, alagamentos, vendavais e deslizamentos. Segundo o superintendente da Defesa Civil de Palmas, Pedro Ângelo de Silva Abreu, a combinação da tecnologia de alerta via celular, o alcance sem cadastro e a coordenação com as defesas civis locais tem potencial para salvar vidas e reduzir danos.
A iniciativa é coordenada pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), em parceria com o Ministério das Comunicações, a Anatel e as operadoras de telefonia, e será implementada de forma gradual em todo o país.